Projetos de Pesquisa - Desempenho das Construções

Desempenho das Construções

Título do projeto: CONSÓRCIO SETORIAL PARA INOVAÇÃO EM TECNOLOGIA DE REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA - CONSITRA

Ano de Início: 2005
Ano de Conclusão:

Descrição:
Como conseqüência da falta de conhecimento técnico fundamental na área de revestimentos de argamassas, tem-se observado no Mercado brasileiro uma grande quantidade de edifícios que apresentam defeitos em revestimentos de argamassa, notadamente nas fachadas, mas também em revestimentos internos. Visando desenvolver novas tecnologias de revestimentos de argamassa que sejam mais confiáveis, de alta produtividade, duráveis e com custo adequado à realidade nacional e visando garantir o desempenho adequado do sub-sistema "Revestimento", formou-se um consórcio setorial para desenvolvimento de pesquisas altamente científicas, porém que deverão apresentar resultados práticos imediatos que possam ser aplicados nas obras. O consórcio é formado pela Associação Brasileira de Argamassas Industrializadas - ABAI; Associação Brasileira de Cimento Portland - ABCP; Sindicato da Indústria da Construção Civil de Grandes Estruturas do Estado de São Paulo - SindusCon-SP; Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP; Universidade Federal do Pará - UFPA e Universidade Federal de Goiás - UFG.

Docentes Participantes: Daniel de Lima Araújo, Helena Carasek, Oswaldo Cascudo Matos, Sylvia Regina Mesquita de Almeida



 

Título do projeto: DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE PRODUTOS A BASE DE VERMICULITA PARA A REGIÃO CENTROOESTE
Ano de Início: 2003

Ano de Conclusão:

Descrição:
Este projeto tem por finalidade desenvolver novos produtos à base de Vermiculita Expandida, e aperfeiçoar aqueles já existentes no mercado, para aplicação na construção civil. Essa pesquisa está focada na região Centro-Oeste, em particular no estado de Goiás, que é um importante produtor nacional de Concentrado de Vermiculita e de Vermiculita Expandida. Pesquisas nessa área se justificam pelo fato da construção civil ser o segundo maior consumidor de vermiculita expandida. Além disso, produtos a base de vermiculta expandida são bons isolantes térmicos e acústicos, apresentando-se como uma alternativa de enorme potencial no que tange ao conforto térmico e acústico do ambiente construído. Uma das vertentes deste projeto visa otimizar traços de concreto e argamassa com Vermiculita Expandida para confecção de painéis pré-moldados. Procura-se, assim, desenvolver painéis que, além de apresentarem desempenho adequado quanto à isolação térmica e acústica, tenham uma massa específica menor que a dos painéis convencionais em concreto armado, o que pode levar a uma redução do custo de instalação destes. A outra vertente do projeto visa avaliar o comportamento de revestimentos de argamassa contendo vermiculita. Além da avaliação do desempenho térmico das vedações revestidas com argamassa contendo vermiculita, são verificadas a aderência, a estanqueidade à água, a propensão à fissuração e a resistência superficial dos revestimentos com vermiculita em comparação com os revestimentos convencionais.

Docentes Participantes: Daniel de Lima Araújo, Helena Carasek, Miguel Aloysio Sattler, Oswaldo Cascudo Matos, Rejane Maria Candiota Tubino, Sylvia Regina Mesquita de Almeida

 

 


 

Título do projeto: LEVANTAMENTO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFICAÇÕES

Ano de Início: 2000
Ano de Conclusão:

Descrição:
Este projeto visa realizar levantamento, em edifícios de Goiânia, das principais manifestações patológicas existentes. Após o levantamento, objetiva-se traçar recomendações relativas à prevenção e à recuperação destes problemas. Na segunda etapa, também já concluída (em 2003), os levantamentos tiveram como alvo uma avaliação pós-ocupação de vinte edifícios da UFG, atribuindo-se para cada edifício um índice de deterioração de acordo com a maior ou menor gravidade da ocorrência e de comprometimento de seu desempenho (sendo enfocados principalmente os sistemas: fundações, estruturas e vedações). Por fim, a terceira etapa, iniciada em 2003, prevê levantamentos de problemas nas fachadas de edifícios multipavimentos constituídos de estruturas reticuladas de concreto armado e alvenarias de vedação com revestimento cerâmico ou de argamassa. Neste trabalho estuda-se principalmente a interface estrutura-alvenaria enquanto ponto crítico capaz de comprometer o desempenho do sistema de vedação.

Docentes Participantes: Ademir Aparecido do Prado, Helena Carasek, Maurício Martines Sales, Oswaldo Cascudo Matos, Sylvia Regina Mesquita de Almeida