Cooperação e Intercâmbio
Convênios e projetos de cooperação com órgãos públicos
Controladoria Geral do Estado de Goiás – Iniciado em 2011, o convênio com a CGE tem se dado na forma de apoio para o desenvolvimento de pesquisas que avaliam projetos, custos, composições de serviços e execução de obras rodoviárias.
DCT.C de Eletrobras Furnas – O Centro Tecnológico de Engenharia Civil - DCT.C situa-se na grande Goiânia e é um dos maiores laboratórios da América Latina em sua área de atuação. Através de convênio, os docentes do PPG-GECON desenvolvem projetos de pesquisa nesses laboratórios, vários dos quais com o apoio financeiro importante da ANEEL.
IFG – O convênio entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e a UFG visa qualificar os docentes do IFG em nível de mestrado. Esse convênio é de especial importância no contexto regional, pois os docentes do IFG qualificados se tornam multiplicadores e difusores de conhecimento, contribuindo para minorar as disparidades regionais em pesquisa no Brasil.
Petrobrás – Participação do PPG-GECON na Rede Temática de Asfalto e implantação do Laboratório de Asfalto na EEC/UFG. Docentes da área de Geotecnica do GECON desenvolvem projetos de P&D financiados pela rede sobre vários temas associados com asfalto, principalmente na área de pavimentação.
Convênios e projetos de cooperação com outras universidades
INSA, França – O convênio entre o Institut National des Sciences Appliquées (INSA), de Toulouse, França e a UFG, envolve pesquisas na área de Construção Civil, no tema de durabilidade do concreto.
McGill University, Canadá – Professores da área de estruturas do PPG-GECON mantém cooperação com professores do departamento de engenharia mecânica da McGill, realizando pesquisas em análise não-linear estática e dinâmica de estruturas.
NET / Pré-Moldados - Núcleo de Estudo e Tecnologia em Pré-Moldados de Concreto– Esse núcleo está sediado no Departamento de Engenharia civil da Universidade Federal de São Carlos e conta com o apoio institucional da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC). Desde a sua criação, ele conta como um dos seus parceiros o PPG-GECON. Esse núcleo tem se tornado uma referência nacional na pesquisa e difusão de conhecimentos na área de estruturas em concreto pré-moldado.
PUC-RJ – A ações de cooperação com a PUC-Rio são financiadas pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD), no âmbito do projeto “Análise e Projeto de Obras Geotécnicas com Uso de Técnicas de Otimização e Análise de Confiabilidade”.
Seconda Universitá Degli Studi di Napoli, Itália – O convênio envolve pesquisas na área Geotecnia, sobre o tema de fundações.
UFRGS – A ações de cooperação com a UFRGS são financiadas pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD/NF), no âmbito do projeto “Desempenho das edificações”.
UnB – A cooperação com a UnB em pesquisa na área de Geotecnia tem se dado no âmbito de vários projetos conjuntos, destacando-se dentre os mais recentes o projeto PRONEX CNPq/Fap-DF intitulado “Estruturas de infiltração da chuva como meio de prevenção de inundações e erosões”, o projeto “Casadinho” a cerca do mesmo tema e o projeto PRONEX CNPq/Fap-DF intitulado “Utilização de Materiais Avançados e Materiais Alternativos em Obras de Pavimentação no DF”.
Universidad de la Frontera, Chile – As ações de cooperação envolvem pesquisas da área de Construção Civil com ênfase em Gestão da Construção, mediante a realização de projetos de pesquisa e realização de publicações conjuntas, intercâmbio de professores e pesquisadores para missões de ensino ou pesquisa e ainda intercâmbio de estudantes.
Universidade de Aveiro, Portugal– No ano de 2010 foi firmado um convênio entre a UFG e a Universidade de Aveiro. Atualmente, uma pesquisa conjunta está sendo desenvolvida entre essas três instituições no tema de revestimentos históricos.
Universidade da Sapienza, Itália – Esta cooperação se dá através do desenvolvimento de formulações matemáticas e a criação de softwares para análise não-linear e otimização de estruturas.
Université Blaise Pascal, Clermont-Ferrand, França– A área de Geotecnia mantém um convêncio com a UBP, desenvolvendo pesquisas conjuntas principalmente na temática de ensaios de campo, com intercâmbio de estudantes desde 2007.
University of Sydney, Austrália – Projetos de pesquisa na área Geotecnia, sobre o tema de fundações vêm sendo desenvolvidos. O foco principal das pesquisas com a University of Sydney é o desenvolvimento de ferramentas numéricas para a análise de fundações e análise da interação solo-estrutura.
University of Illinois at Urbana, Champaign (UIUC), EUA– Professores da área de estruturas do PPG-GECON vem desenvolvendo pesquisas em cooperação com professores do departamento de engenharia civil e ambiental da UIUC. Um dos focos das pesquisas é a área de otimização de topologia.
USP (Escola Politécnica) – A cooperação com a USP em pesquisa na área de Construção Civil no âmbito do projeto Pró-Engenharia, intitulado “Consitra - Consórcio Setorial para Inovação em Tecnologia de Revestimentos de Argamassa”. O projeto tem por objetivo desenvolver novos materiais e novas tecnologias de revestimentos de argamassa.
USP (EESC)– A cooperação com a EESC/USP se dá em pesquisas na área de estruturas em concreto pré-moldado. Atualmente, a cooperação se dá por meio do projeto “Ligações para estruturas pré-moldadas de concreto e para estruturas mistas aço-concreto”, financiado pelo MCTI/CNPq/MEC/Capes por meio do edital 06/2011Casadinho/Procad.
Convênios e projetos de cooperação com a iniciativa privada
ABCP – A associação Brasileira de Cimento Portland e o PPG-GECON participam do “Projeto Comunidade da Construção”, cujo principal objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade, da produtividade e do desempenho na construção civil. O projeto é distribuído em vários pólos por todo o país.
Carlos Campos Consultoria e Construções Ltda. – a Carlos Campos vem apoiando diversas pesquisas no PPG-GECON, especialmente no que tange ao desenvolvimento de materiais e componentes para construção civil e ao desempenho das construções.
GOIARTE (Goiás Artefatos de Cimento Ltda.) – A empresa GOIARTE participa das atividades do Programa na área de Construção Civil e Mecânica das Estruturas. Destaca-se a sua participação como co-financiadora no projeto aprovado pela FINEP para a construção do Laboratório de Inovação Tecnológica em Construção Civil - LABITECC.
MOLD Estruturas Pré-fabricadas – A empresa MOLD participa das atividades do Programa nas áreas de Construção Civil e Estruturas. Destaca-se a sua participação como co-financiadora de pesquisas sobre lajes alveolares realizadas no programa e como colaboradora na construção do Laboratório de Inovação Tecnológica em Construção Civil – LABITECC.
SoilVision Systems Ltd., Canadá – A empresa canadense SoilVision desenvolve softwares avançados para a análises em Geotecnia. As atividades de cooperação com o PPG-GECON envolvem pesquisas voltadas principalmente ao desenvolvimento de ferramentas numéricas inovadoras, com ênfase no estudo de solos não saturados e em análises tridimensionais.