Conhecendo o curso

Foto EEC para estrutura

Os cursos de Mestrado e Doutorado têm três áreas de concentração: Geotecnia, Estruturas e Construção Civil e o aluno formado pelo PPGGECON tem a oportunidade de obter uma ampla visão da área de concentração na qual estiver inserido com sólida formação teórica, analítica e experimental.

Seleção
A seleção de novos alunos é realizada uma ou duas vezes por ano, através de edital específico com número de vagas pré-determinadas para cada área de concentração.

O processo de seleção geralmente envolve: a) Análise de currículo, b) Prova de conhecimentos específicos e c) Comprovação de suficiência em língua estrangeira.

Formação
A formação do aluno no PPGGECON no mestrado tem duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses e mínima de 18 (dezoito) meses. O ano letivo é constituído de 2 (dois) períodos semestrais e as disciplinas oferecidas são de 1 (um) a 4 (quatro) créditos, cada crédito correspondendo a 16 horas em sala de aula, no doutorado tem duração máxima de 60 (sessenta) meses e mínima de 48 (quarenta e oito) meses. O ano letivo é constituído de 2 (dois) períodos semestrais e as disciplinas oferecidas são de 1 (um) a 4 (quatro) créditos, cada crédito correspondendo a 16 horas em sala de aula.

Para o mestrado, no primeiro ano do programa o aluno deve cursar as disciplinas, sendo necessários 42 (quarenta e dois) créditos para integralização curricular, dos quais 26 (vinte e seis) são relativos às disciplinas obrigatórias, optativas e às atividades complementares e 16 (dezesseis) créditos são atribuídos à defesa e à aprovação da dissertação. Para o doutorado, nos dois primeiros anos do programa o aluno deve cursar as disciplinas, sendo necessários 68 (sessenta e oito) créditos para integralização curricular, dos quais 42 (quarenta e dois) são relativos às disciplinas obrigatórias, optativas e às atividades complementares e 24 (dezesseis) créditos são atribuídos à defesa e à aprovação da tese.

O aluno de mestrado deve cursar no mínimo 20 (vinte) créditos em sua área de concentração e poderá escolher disciplinas fora da sua área de concentração até um limite de 13 (treze) créditos. As disciplinas de domínio conexo e as atividades complementares podem compor no máximo 2 (dois) créditos.

O aluno de doutorado deve cursar no mínimo 30 (trinta) créditos em sua área de concentração e poderá escolher disciplinas fora da sua área de concentração até um limite de 34 (trinta e quatro) créditos. As disciplinas de domínio conexo e as atividades complementares podem compor no máximo 4 (quatro) créditos.

Para os alunos que tiverem cursado o mestrado no PPG-GECON e ingressem no Doutorado na mesma área de concentração do seu mestrado, serão computados todos os créditos cursados no mestrado, desde que concluídos até cinco (5) anos da sua matrícula no Doutorado.

Para cada área de concentração existem disciplinas obrigatórias e optativas. Além das disciplinas obrigatórias e optativas, o aluno deverá cursar as disciplinas de Metodologia de pesquisa (obrigatória para o mestrado) e Projeto de pesquisa (obrigatória para as áreas de Geotecnia e Construção Civil no mestrado).

Durante o segundo semestre o aluno de mestrado escolherá o tema da dissertação que irá desenvolver no segundo ano. No segundo ano do programa, o aluno desenvolve o tema de dissertação escolhido que, no final dos 24 meses, deverá ter seu produto final defendido perante banca composta por dois membros internos e um membro externo.

Perfil do Egresso
A formação dada no PPGGECON permite o aprofundamento do conhecimento na área de concentração escolhida pelo aluno, com sólida formação teórica e experimental, além da exploração dos conhecimentos de interface das áreas temáticas. Esse perfil do egresso acompanha o perfil do corpo docente do curso cuja formação específica foi realizada em renomadas instituições de ensino e pesquisa e que vêm executando em equipe diversos trabalhos na interface das linhas de construção civil, geotecnia e estruturas.

O PPGGECON procura formar profissionais multiplicadores de conhecimento e que possam atuar em centros de educação superior ou em empresas no mercado de trabalho.