Análise Bidimensional e Tridimensional de Estabilidade de Taludes Utilizando o Método de Equilíbrio Limite Aperfeiçoado

Tema:
 
Análise Bidimensional e Tridimensional de Estabilidade de Taludes utilizando o Método de equilíbrio limite aperfeiçoado
 
 
Objetivos:
Recentes desenvolvimentos no campo computacional vêm permitindo o desenvolvimento de novas ferramentas de análise de estabilidade de taludes, considerando geometrias tridimensionais. Apesar de a metodologia bidimensional ser consagrada, numerosas situações de campo causam efeitos tridimensionais de arqueamento e de concentração de tensões, tais como frentes de escavação e ombreiras de barragens de terra. Nestas situações, as metodologias bidimensionais se tornam menos acuradas.
O objetivo desta pesquisa é aprimorar uma ferramenta de análise bidimensional e tridimensional desenvolvida recentemente, por meio do desenvolvimento de algoritmos de procura de superfícies de ruptura críticas. Pretende-se validar as implementações utilizando “benchmarks” disponíveis na literatura. Pretende-se também investigar diversas situações de campo e hipotéticas, demonstrando a aplicação da técnica tridimensional.
 
 
Resultados Esperados:
1) Algoritmo de localização de superfícies críticas bidimensionais utilizando geometrias circulares e compostas.
2) Algoritmo de localização de superfícies críticas utilizando geometrias esféricas e elipsóides.
 
 
Orientador(es):
Gilson Gitirana Jr.
 
 
Habilidades ou Experiência Requerida:
Apesar do conhecimento de Fortran ser desejável, qualquer estudante com conhecimentos básicos de lógica de programação poderá desenvolver o tema.
Já existe um programa inicial, que servirá de ponto de partida. O tempo de familiarização com a linguagem é geralmente inferior a um mês.
 
 
Campo de Atuação (preencher percentuais entre 0 e 100% para cada opção):
Laboratório       ( 0 % )
Ensaios em Campo ( 0 % )
Análises Numéricas ( 100% )
 
 
Fonte de Financiamento: SoilVision Systems Ltda., Saskatoon, SK, Canadá.
Bolsa de US$ 470,00 por um período de 12 meses, a partir de dezembro de 2007.
Se o aluno já possuir bolsa de alguma agência de fomento, ele terá a bolsa atual mantida e a bolsa deste projeto entrará na cota de bolsas do GECON, sendo revertida em favor de outro aluno, segundo os critérios de distribuição de bolsas.