Linhas de Pesquisa - Métodos Numéricos em Geotecnia

Métodos Numéricos em Geotecnia
 
A linha de pesquisa Métodos Numéricos em Geotecnia tem por objetivo desenvolver pesquisas que incluam a aplicação de técnicas matemáticas para solução de diversos problemas da engenharia geotécnica. A aplicação de modelos numéricos à engenharia geotécnica já é feita com freqüência, caracterizando muitas das pesquisas em geomecânica via Método das Diferenças Finitas (MDF), Método dos Elementos Finitos (MEF) e Método dos Elementos de Contorno (MEC). Essa linha de pesquisa adota como vertentes temáticas dentro desse amplo universo a aplicação de modelos constitutivos desenvolvidos para solos tropicais e para solos não saturados.
 
Esta linha de pesquisa também se propõe a estudar numericamente as grandes escavações a céu aberto e subterrâneas. Ainda nessa linha temática estudam-se elementos de interface, tanto para modelagem das descontinuidades do solo como para interação solo-estrutura. No âmbito da modelagem da interação da construção com o solo, estudam-se principalmente a interação entre estacas, abordando-se o problema de forma tri-dimensional, e a interação entre o corpo das barragens e as ombreiras.
 
Outra linha temática é o uso das ferramentas numéricas na análise do comportamento de pavimentos em solos tropicais. Nesse âmbito aplicam-se técnicas de retro-análise de ensaios em laboratório e de campo, o que pode ser feito com o uso de técnicas de otimização. Finalmente, observa-se que esta linha de pesquisa lida com a aplicação do ferramental de análise numérica à solução dos problemas de geotecnia e, por isso, tem interação direta com as outras duas linhas de pesquisa em engenharia geotécnica do programa
 
DOCENTES PARTICIPANTES:
Ademir Aparecido do Prado 
Carlos Alberto Lauro Vargas 
Daniel de Lima Araújo 
Gilson Gitirana Jr. 
Maurício Martines Sales 
Sylvia Regina Mesquita de Almeida 
Zenón José Guzmãn Nunes del Prado