DISCIPLINA: Introdução ao Gerenciamento da Construção

Carga Horária: 64hs.
Créditos: 4

Ementa:
Estruturas organizacionais. Abordagem sistêmica da área de Gestão e Tecnologia da Produção para a Construção. Gestão na área de projetos. Gestão da cadeia de suprimentos e logística. Gestão relacionada ao marketing. Gestão dos recursos humanos. Gestão relacionada ao planejamento de empreendimentos.

Bibliografia básica:
1. ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 15575: Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos – Desempenho. Rio de Janeiro, 2013.
2. ABNT: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9001: Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos. Rio de Janeiro, 2008. 3. ANDRADE, F. F.; MELHADO, S. B. O método de melhorias PDCA. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP, São Paulo, BT/PCC/371, 2004.
4. CARVALHO, M. M., PALADINI, E. P. Gestão da Qualidade - Teoria e Casos. São Paulo: Editora Campus, 2005.
5. CLETO, F. R.; CARDOSO, F. F. Referenciais tecnológicos para a construção de edifícios. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP, São Paulo, BT/PCC/464, 2007.
6. FORMOSO, C. T. Gestão da Qualidade na Construção Civil: estratégias e melhorias de processos em empresas de pequeno porte: relatório de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS/ PPGEC/ NORIE, Porto Alegre, 2001.
7. FORMOSO, C. T., INO, A. Inovação, gestão da qualidade e produtividade e disseminação do conhecimento na construção habitacional. Porto Alegre: Coletânea Habitare, v. 2, 2003.
8. GARVIN, D. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.
9. JONES, D. T., WOMACK, J. P. A mentalidade enxuta nas empresas Lean Thinking. São Paulo, Editora Campus, 2004.
10. JURAN, J. M. Controle da qualidade Handbook. São Paulo: Editora Pioneira, 1993.
11. MIGUEL, P. A. C. Qualidade: enfoque e ferramentas. São Paulo: Editora ArtLiber, 2001.
12. PALADINI, E. P. Gestão estratégica da qualidade: princípios, métodos e processos. São Paulo: Editora Atlas, 2009.
13. SAURIN, T. A., FORMOSO, C. T. Planejamento de canteiros de obra e gestão de processos. Porto Alegre: Recomendações Técnicas, Coleção Habitare, v. 3, 2006.
14. SLACK, N. Administração da produção. São Paulo: Editora Atlas, 2002. 15. SOUZA, R. Sistema de gestão da qualidade para empresas construtoras. São Paulo: Editora Pini, 1996.
16. SOUZA, U. E. L. Como aumentar a eficiência da mão de obra - Manual de gestão da produtividade na construção civil. São Paulo: Editora Pini, 2006.
17. SOUZA, U. E. L. Como reduzir perdas nos canteiros - Manual de gestão do consumo de materiais na construção civil. São Paulo: Editora Pini, 2005. 18. YAZIGI, W. A técnica de edificar. São Paulo: Editora Pini, 2008.
19. Boletins Técnicos, Escola Politécnica da USP