LABORATÓRIOS PRINCIPAIS

Dentre os laboratórios sediados na Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA) da UFG, o PPGGECON dispõe principalmente do Laboratório de Geotecnia (LABGEO), do Laboratório de Inovação Tecnológica em Construção Civil (LABITECC), do Laboratório de Mecânica Computacional (LABMEC) e do Centro de Estudos em Hidrologia e Geotecnia Ambiental (CEHIGE).

O Laboratório de Geotecnia (LABGEO), Prof. José Camapum de Carvalho, é um laboratório de caráter MULTIUSUÁRIO, que tem como missão a formação de alunos de graduação e pós-graduação, a realização de pesquisas em diversas áreas de Geotecnia e a prestação de serviços para a sociedade.

Atualmente, o laboratório está dividido em três seções:

• Laboratório de Mecânica dos Solos
  • Laboratório de Asfalto
  • Laboratório de Solos Não Saturados

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Construção Civil (LABITECC), atua na oferta de ensaios, consultorias, pesquisas e inovação tecnológica nas áreas de materiais, componentes e processos construtivos de engenharia civil. Tem como objetivo ofertar serviços de excelência, aliando pesquisa e ciência à cadeia produtiva/mercado, inclusive com interação de empresas de construção civil. Dentro do LABITECC funcionam vários laboratórios destinados ao estudo de materiais, componentes, ensaios mecânicos experimentais e de modelagem numérica.

Esses laboratórios são:

Laboratório de Ensaios Mecânicos e Estruturais

Laboratório de Química dos Materiais de Construção

Laboratório de Durabilidade e Corrosão

Laboratório de Argamassas, Revestimentos e Construções Inteligentes e Sustentáveis

Laboratório de Reologia dos Materiais Cimentícios (em implantação)

Laboratório de Ensaios não destrutivos

Laboratório de Mecânica Computacional (LABMEC)

O Centro de Estudos em Hidrologia e Geotecnia Ambiental (CEHIGE) é um laboratório interdisciplinar, que atua na interface Hidrologia-Geotecnia Ambiental, sendo o único no país a unir essas áreas de estudo das Engenharias, e surgiu de uma demanda da sociedade, atuando em projeto de erosões e drenagem urbana.

LABORATÓRIOS EXTERNOS DE APOIO

Além da infraestrutura própria da instituição, o programa conta também com o suporte de equipamentos e de laboratórios existentes em Eletrobras FURNAS, no seu Departamento de Apoio e Controle Técnico (DCT-T), localizado na região metropolitana de Goiânia, amparado por um convênio existente entre a UFG e FURNAS. Soma-se, ainda, em relação à infra-estrutura da UFG, a disponibilização da estrutura de laboratórios do IFG.

SALA DE ESTUDO

Uma sala com mesas e cadeiras individuais, destinadas para uso dos alunos do PPGGECON, está localizada dentro do Centro de Estudos em Hidrologia e Geotecnia Ambiental (CEHIGE).

Há sinal de internet Wifi, da rede Eduroam, em todo o campus da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA).

BIBLIOTECA

O PPGGECON conta com as Bibliotecas da UFG, que são compostas por oito unidades (uma central e sete setoriais). O PPGGECON utiliza principalmente a bilbioteca do Campus Colemar Natal e Silva e, secundariamente, a Biblioteca Central  localizada no Campus Samambaia. As consultas ao acervo das bibliotecas podem ser realizadas de forma presencial ou de forma remota.

LOCALIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS