Laboratório de Solos Não Saturados
Laboratório de Solos Não Saturados: em destaque, duas prensas de adensamento com controle de sucção
Visite o site do LabGeo
O Laboratório de Solos Não Saturados é utilizado em pesquisas do GECON a respeito do comportamento de solos nestas condições. O laboratório possui área útil de 55m2, abrigando os principais equipamentos necessários para a investigação de solos não saturados, tanto em laboratório quanto em campo.
O laboratório é localizado dentro do complexo do Laboratório de Geotecnia, utilizando os demais laboratórios como suporte para armazenagem e preparação de amostras. O laboratório é, no entanto, um ambiente separado dos demais laboratórios, devido às exigências de limpeza, de não contaminação e de conservação de equipamentos delicados, que geralmente utilizam microcomputadores para monitoramento de ensaios.
Principais recursos e equipamentos disponíveis atualmente
- Rede de ar comprimido seco e filtrado de uso exclusivo do laboratório. A rede possui uma pressão constante de 850 kPa. Equipamentos que necessitam de pressões maiores utilizam sistemas dedicados de multiplicação de pressão.
- Balança de alta precisão e estufa exclusiva para ensaios utilizando a técnica do papel filtro.
- Dois sistemas de compressão oedométrica GCTS “Fredlund Cell”, com controle de sucção matricial pela técnica de translação de eixos. Estes equipamentos permitem o estudo do comportamento hidráulico e mecânico de solos não saturados sob diversas trajetórias de tensão: secagem, molhagem, carregamento vertical e descarregamento.
- Sistema de Tempe Cells com cinco células, para determinação da curva característica solo-água em trajetória de secagem. O sistema é utilizado para solos granulares ou relativamente porosos, sendo ideal para sucções de até 100 kPa.
Laboratório de Solos Não Saturados: sistema Triaxial com controle de sucção
- Sistema Triaxial GDS, com controle de sucção e aquisição automática de dados. O sistema Triaxial permite o estudo do comportamento mecânico e hidráulico de solos não saturados sob diversos tipos de caminhos de tensão. O sistema é completamente servo-comandado, permitindo a execução de trajetórias não convencionais, incluindo ensaios K0 e de extensão. O sistema permite também a determinação de permeabilidade do solo não saturado. O sistema de medição de volume total é baseado em uma célula aberta interna, desenvolvida na Hong Kong University of Science and Technology.
- Destilador de água e sistema de-aerador de água “Nold”.
- Sensores de dissipação de calor com sistema de aquisição automática de dados, para medição de sucção matricial in-situ.
- Tensiômetros UMS, para medição de sucção matricial in-situ, incluindo sistema automático de aquisição de dados.
- Mini-tensiômetros, para a instrumentação de ensaios e modelos em laboratório. O sistema também possui sistema automático de aquisição de dados.
- Sensores de umidade (DECAGON), baseados na medição da constante dielétrica do solo e com sistema automático de aquisição de dados. Os sensores de umidade disponíveis no laboratório de solos não saturados possuem variadas dimensões, permitindo a instrumentação em campo e em modelos de laboratório.
- Potenciômetro WP4C (DECAGON), para a medição de sucção total baseado no ponto de orvalho. O potenciômetro WP4C vem sendo utilizado como uma alternativa à técnica do papel filtro, por permitir a medição de sucção em largas faixas.
- Sistema de compressão diametral, para ensaios em corpos de prova de ensaios de papel filtro.