DISCIPLINA: Conservação de Água em Edifícios

Carga Horária: 64hs.
Créditos: 4

Ementa:
Conservação de água em edifícios – princípios básicos; Redução de perdas de água em edifícios; Medição individualizada; Tecnologias economizadoras de água; sistemas de aproveitamento de água pluvial; Reúso de águas cinzas; Construção e elaboração de um PCA.

Bibliografia:
1. BONI, Solange da Silva Nunes. Gestão de água em edificações: formulação de diretrizes para o reúso de água para fins não potáveis. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Campinas.
2. CAMPOS, Marcus André de Siqueira. Aproveitamento de Água Pluvial em Edifícios Residenciais Multifamiliares na cidade de São Carlos. 2004. Dissertação (Mestrado em Construção Civil) - Universidade Federal de São Carlos.
3. CAMPOS, Marcus André Siqueira. Qualidade de investimentos em sistemas prediais de aproveitamento de água pluvial: uso de Swarm Particles Optimization. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Campinas
4. OLIVEIRA, Lúcia Helena. Metodologia para a implantação de Programa de Uso Racional da Água em Edifícios. 1999. 0 f. Tese (Doutorado em Engenharia Urbana e Construcoes Civis) - Universidade de São Paulo.
5. SAUTCHÚK, Carla Araújo ; GONCALVES, O. M. . BT/PCC/405 - Formulação de diretrizes para implantação de programas de conservação de água em edificações. São Paulo: EPUSP, 2005 (Boletim Técnico).
6. SAUTCHÚK, C. A. et al. Conservação de água e reuso em edifícios. FIESP/ANA, 2006. 153p
7. SILVA, Gisele Sanches Programas Permanentes de Uso Racional da Água em Campi Universitários: O Programa de Uso Racional da Água da Universidade de São Paulo. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana e Construções Civis) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
8. SILVA, Gisele Sanches da ; GONCALVES, O. M. . BT/PCC/409 - Programas permanentes de uso racional da água em Campi Universitários: o programa de uso racional da água da Universidade de São Paulo. São Paulo: EPUSP, 2005 (Boletim Técnico).
9. TAMAKI, Humberto Oyamada Medição setorizada como instrumento de gestão da demanda de água em sistemas prediais - Estudo de caso: Programa de uso racional da água da USP. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo, .
10. ADEYEYE, KEMI (Editor). Water Efficiency in buildings: Theory and Practice. 1o ed. London : Wiley; 2014.