DISCIPLINA: Estratégias de Produção e Mercado para a Construção

Área de Concentração: Construção Civil 
Professor: Maria Carolina Gomes de Oliveira Brandstetter
Obrigatória: Não 
Carga Horária: 64hs. 
Créditos: 4 

Ementa:
Estruturas organizacionais. Planejamento Estratégico. Estratégias funcionais de produção e mercado. Noções de produtividade e sistemas de produção. Medições de desempenho – indicadores e perdas. Ferramentas tradicionais do controle da qualidade. Análise do mercado e comportamento do consumidor para a construção. As principais relações empresa-clientes do mercado da construção.

Bibliografia:
1. ABNT: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575-1: Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos – Desempenho. Parte 1: Requisitos gerais. Projeto 02:136.01-001/1, Rio de Janeiro, 2007.
2. ABNT: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9001: Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos. Rio de Janeiro, 2008.
3. CAMPOS, V. F. TQC Controle da qualidade total: No estilo japonês. 8ª ed. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1999.
4. CASAROTTO FILHO, N. Projeto de negócio. São Paulo: Atlas, 2002.
5. CONTADOR, J. C. Gestão de operações. São Paulo: Edgard Blucher, 1997.
6. DELLARETTI FILHO, O. As sete ferramentas do planejamento da qualidade. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, UFMG, 1996.
7. DEMING, W. E. A nova economia para a indústria, o governo e a educação. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.
8. FORMOSO, C. T. Gestão da Qualidade na Construção Civil: estratégias e melhorias de processos em empresas de pequeno porte: relatório de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS/ PPGEC/ NORIE, Porto Alegre, 2001.
9. FORMOSO, C. T., INO, A. Inovação, gestão da qualidade e produtividade e disseminação do conhecimento na construção habitacional. Porto Alegre: Coletânea Habitare, Volume 2, 2003. 10. GARVIN, D. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.
11. HUTT, M. D., SPETH, T. W. B2B: Gestão de marketing em mercados industriais e organizacionais. Porto Alegre: Bookman, 2002.
12. ISHIKAWA, K. Controle de qualidade total: à maneira japonesa. 6ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1993.
13. JONES, D. T., WOMACK, J. P. A mentalidade enxuta nas empresas Lean Thinking. São Paulo, Campus, 2004.
14. KOPITTKE, B. H., CASAROTTO FILHO, N. Análise de investimentos. São Paulo: Atlas, 2000. 15. KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
16. LIKER, J. K. O modelo Toyota de Produção: A empresa que criou a produção enxuta. Editora: Bookman, 2005.
17. MIGUEL, P. A. C. Qualidade: enfoque e ferramentas. São Paulo: Editora ArtLiber, 2001.
18. MOREIRA, D. A. Administração da produção e operações. São Paulo: Pioneira, 2002.
19. OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2004
20. OLIVEIRA, M. et al. Sistema de Indicadores. Cadernos da série construção Civil, vol.3 SEBRAE, Porto Alegre, RS, 1995.
21. PALADINI, E. P. Avaliação estratégica da qualidade. São Paulo: Atlas, 2002.
22. PORTER, M. Estratégia Competitiva, Rio de Janeiro: Campus, 1986.
23. SAURIN, T. A., FORMOSO, C. T. Planejamento de canteiros de obra e gestão de processos. Porto Alegre: Recomendações Técnicas Habitare, Vol. 3, 2006.
24. SHINGO, S. O sistema Toyota de produção do ponto de vista da engenharia de produção. Porto Alegre, Brasil, Bookman, 1996.
25. SLACK, N. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2002.
26. Boletins Técnicos, Escola Politécnica da USP.
27. Anais dos eventos especializados da área.
28. Arquivos disponíveis na base de dados INFOHAB.